sexta-feira, 15 de maio de 2009

PALAVRA DA IGREJA


Assunto: A Santa Missa!

Afinal, podemos substituir a Santa Missa de domingo pelo sábado? Se eu faltar esse preceito por livre vontade é pecado? O que a igreja nos diz sobre isso?

O mandamento da igreja determina e especifica a lei do Senhor: “A Eucaristia do domingo fundamenta e sanciona toda prática cristã. Por isso os fiéis são obrigados a participar da Eucaristia nos dias de preceito, a não ser por motivos muito sérios (por exemplo, uma doença, cuidado com bebês) ou se forem dispensados pelo próprio pastor. Aqueles que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem pecado grave”.
CIC 2181 (Catecismo da igreja Católica número 2.181)

Todo Cristão verdadeiro e praticante deve obedecer a esse preceito que é de participar ao menos da Missa aos domingos. A igreja não condena ninguém e nem as pessoas que faltam ou não freqüentam a Missa. Pelo contrário, ela instrui e incentiva a todo Cristão adulto que já faz parte do corpo místico da igreja a participar dos preceitos e dos mandamentos da igreja. Ao mesmo tempo chama a atenção pela falta grave que se faz ao faltar a Missa aos domingos.

Isso não nos mostra unicamente o tamanho da “gravidade” de faltar os preceitos, mas sim da grande graça e principalmente da seriedade da nossa igreja pela Eucaristia celebrada em todo mundo aos domingos. É graça pura!!!

Participar dos preceitos da igreja e principalmente da Missa ao menos aos domingos, não deve ser vista somente como uma “obrigação”, mas sim como graça de Deus onde o próprio Cristo se faz presente com seu corpo e seu sangue.

De fato, se todos acreditassem verdadeiramente que Deus se faz presente na Eucaristia faltariam lugares em todas as igrejas. Pois quem não gostaria de ver e tocar em Deus?
Infelizmente não é assim, muitos interiormente somente participam sem crer convictamente na Eucaristia e no sangue de nosso Senhor. É nosso Deus vivo verdadeiramente!
João 6

Para nós Cristãos o domingo é como um dia sagrado, reservado ao descanso e também a práticas de caridade.

A santa Missa nos santifica e quem “celebra” constantemente torna-se um Cristão mais maduro convicto em sua fé.

“A celebração dominical do dia e da Eucaristia do Senhor está no coração da vida da igreja.”
CIC 2177

Categoria: Doutrina da Igreja Católica

Nenhum comentário: