sexta-feira, 8 de maio de 2009

Ou santos ou nada: São Gabriel das Dores

Nascido a 1838 em Assis, na Itália, dentro de uma família nobre e religiosa, recebeu o nome de batismo Francisco, em homenagem a São Francisco. Órfão de mãe com apenas 4 anos foi para a cidade de Espoleto onde estudou com os Irmãos das Escolas Cristãs e com os Jesuítas
Em sua juventude, ao mesmo tempo que era possuidor de uma alma alegre e bem humorada e sentia um grande chamado a consagrar sua vida totalmente ao Senhor, no sacerdócio ministerial, deixava-se seduzir por festas e noitadas..

Aos 18 anos, desiludido, desanimado e arrependido, entrou numa procissão onde tinha a imagem de Nossa Senhora. Em meio a tantos toques de Deus, ouviu uma voz serena, a voz da Virgem Maria, que dizia que aquele mundo não era para ele, e que Deus o queria no chamado que ele sempre sentiu em seu coração.
Obediente a Santíssima Virgem, na fé, entrou para a Congregação dos Padres Passionistas. Ali, na radicalidade ao Evangelho, mudou o nome para Gabriel, e de acordo também com a sua devoção a Nossa Senhora das Dores, chamou-se então: Gabriel da Dores.
Antes de entrar para a Congregação, já tinha a saúde fraca, e com apenas 23 anos partiu para a glória, deixando o rastro da radicalidade em Deus.
Em meio as dores e as seduções do mundo Gabriel foi radical , disse não ao pecado e sim a vontade de Deus, que assim como esse JOVEM santo tenhamos a coragem de renunciar a tudo aquilo que nos afasta da vontade e o chamado de Deus para as nossas vidas.


São Gabriel das Dores, rogai por nós!

Nenhum comentário: