quarta-feira, 1 de abril de 2009

Ou santos ou nada: Santa Mônica


Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332 D.C., numa família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local – como esposa de um jovem chamado Patrício. Mônica desde muito jovem sempre foi uma mulher de oração e fé.

Patrício seu esposo era um homem muito rude e violento, mas Mônica como uma verdadeira cristã se preocupava com a sua conversão e por isso orava incessantemente por ele e também em suas inúmeras grosserias ela o amava com seu silêncio e bom humor. Por tudo isto Mônica pode ver seu esposo se converter e morrer na graça de Deus.

Mas Santa Mônica tinha outra grande preocupação seu filho Agostinho, que vivia nos vícios e pecado.

Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, aos 55 anos de idade, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: "Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer".
Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: "Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade”.

Que ao exemplo de Santa Mônica possamos nas adversidades e sofrimentos de nossas vidas silenciar e lutar por aqueles que amamos com a arma mais poderosa, a ORAÇÃO.


Santa Mônica, rogai por nós!


No próximo post “Ou santos ou nada”, iremos conhecer um pouco da vida deste grande Santo e Doutor da Igreja, Santo Agostinho!!!!

Nenhum comentário: