quinta-feira, 16 de abril de 2009

Palavra da Igreja


Nos posts sobre a “palavra da igreja” vamos refletir e nos aprofundar mais em nossa fé e na sólida e rica Doutrina de nossa amada Igreja Católica. Fique ligado!!!

Assunto: Confissão


Quantas vezes temos que nos confessar? O que a nossa igreja diz? O que devemos fazer para nos confessar bem?

Nossa igreja diz que todo Cristão deve confessar-se ao menos uma vez ao ano:

“Conforme o mandamento da igreja, todo fiel depois de ter chegado á idade da descrição, é obrigado a confessar seus pecados graves, dos quais tem consciência, pelo menos uma vez por ano. Aquele que tem consciência de ter cometido um pecado mortal Não deve receber a sagrada comunhão, mesmo que esteja profundamente contrito, sem receber previamente a absolvição sacramental, ao menos que tenha um motivo grave para comungar e lhe seja impossível chegar a um confessor.” CIC 1457.

Sendo assim, não necessariamente devemos nos confessar somente uma vez ao ano, mas sim sempre que necessário:

“Apesar de não ser estritamente necessária, a confissão das faltas cotidianas (pecados veniais) é vivamente recomendada pela igreja. Com efeito, a confissão regular de nossos pecados veniais nos ajuda a formar a consciência, a lutar contra as nossas mas tendências, a deixar-nos curar por Cristo, a progredir na vida do espírito.”
CIC. 1458.

A igreja por ser mãe nos orienta e ensina sobre os frutos que podemos colher se vivermos seriamente sua doutrina e seus ensinamentos deixados pelo próprio Cristo.

Ao mesmo tempo em que a igreja nos pede para nos confessar ao mínimo uma vez ao ano, ela mesmo recomenda a confissão regular de nossos pecados, ou seja, sempre que se fazer necessário. A confissão mensal não pode ser vista como uma “radicalidade fanática” desde que seja usada sempre com um coração sincero, contrito e com um árduo desejo de mudança de atitude.


Lembre-se que confessionário é o único tribunal da face da terra em que você se declara culpado e sai totalmente absolvido. “É a misericórdia de nosso Deus.”

“Então eu vos confessei o meu pecado, e não mais dissimulei a minha culpa.
Disse: sim, vou confessar ao Senhor a minha iniqüidade. E vós perdoastes à pena de meu pecado".
Sal. 31,5.


Categoria: Doutrina da Igreja Católica

Nenhum comentário: