quinta-feira, 2 de abril de 2009

João Paulo II: O papa que mudou o mundo (1920-2005)


O João de Deus

João Paulo II não foi somente um exemplo de amor e santidade para toda a humanidade, foi acima de tudo exemplo de persistência, confiança, mortificação, convicção e de amor pelo evangelho. Ele amou a igreja e foi fiel até a morte, e “morte de cruz”. Mesmo “martirizado” pela sua doença ele não desistiu e não renunciou, pelo contrário, mostrou para o mundo que é possível viver pela causa, é possível viver e morrer pelo evangelho. Mostrou que ser Cristão não é nada fácil, que é exigido esforço e confiança, e que Cristianismo não é brincadeira, mas uma realidade concreta a ser vivenciada.

Mesmo com várias pessoas do mundo inteiro dizendo que ele já estava velho e não serviria mais para ser papa e conduzir a igreja Católica, nos mostrou mais uma vez que é possível ser fiel e contradizendo há muitos se tornou um dos papas mais conhecidos, amados e carismáticos no mundo. Mais uma vez ele agüentou até o fim, até as últimas conseqüências e até onde o seu corpo físico suportou. Mostrou para nós que devemos ser firmes e muito convictos naquilo que queremos e acreditamos, e que devemos lutar para que o mundo inteiro conheça Jesus e o evangelho. Sua missão apostólica mudou o rumo da história, da igreja e de muitos países.
.
Aproximou os excluídos e amou os desprezados.
.
Ele se tornou igreja e nos mostrou que assim também devemos ser. Mostrou-nos que ser Cristão não é ser um “simples coitadinho” diante de um mundo que impõe a ditadura do modismo e consumismo, mas ensinou-nos que é mais que necessário viver com transparência aquilo que cremos e vivenciamos.

Em sua morte revelou que até os maiores chefes de estado e do mundo o amavam e no mínimo o admiravam por tudo o que ele fez pela humanidade em geral. O mundo inteiro “parou” com a triste noticia de sua sofrida e heróica morte...

Nenhum comentário: