quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ou santos ou nada: Santo Agostinho




Como falamos no último post “Ou santos ou nada”, hoje vamos conhecer um pouco da vida de Santo Agostinho.

Nasceu ano 354, na cidade de Tagaste, que fica ao norte da África. Agostinho, que era um jovem inquieto, ambicioso e muito estudioso, deixou sua cidade e foi estudar em Cartago. Ali, acabou seduzido pelas paixões mundanas. Agostinho sempre foi um profundo amante da vida. Ele gostava de gozar com muito prazer de todas as coisas boas que a vida de seu tempo podia lhe oferecer. Era também muito inteligente, tornando-se um grande intelectual. Mas, apesar de tudo, Agostinho, era um profundo buscador da verdade. Durante muito tempo de sua vida, buscou-a ardentemente sem encontrá-la. Os estudos, a fama, e todo prazer da vida não o completavam.

No meio de tantas situações de sua vida e de busca pela a verdadeira felicidade e com certea pela intercessão de sua mãe Santa Mônica ele começou a ouvir os sermões do Bispo Santo Ambrósio, em Milão e certo dia no meio de uma profunda angústia, em um jardim, na casa em que habitava em Milão, e chorando profundamente ouve como se fosse uma voz de criança a cantar: "Toma e lê, toma e lê".
Viu que havia perto os escritos de São Paulo e entendeu aquele canto como um convite para ler a Palavra de Deus. Tomando-a, abriu a Carta aos Romanos 13, 13-14: "Vivamos honestamente como em pleno dia. Não mais em orgias, bebedeiras..." Agostinho, ao ler isto, foi tomado de grande alegria e decidiu, num ímpeto de grande paz, seguir a Cristo.

Depois disso agostinho buscou a sua conversão se tornando padre e mais tarde bispo.

Escreveu muitos livros, entre eles o mais famoso o livros das "Confissões". Foi profundo conhecedor e amante da Palavra de Deus. Sobre ela escreveu vários livros. Amante da Igreja, escreveu contra falsas religiões de sua época e defendeu a fé cristã com muito fervor.

Santo Agostinho foi um jovem que buscou o verdadeiro sentido da vida e a encontrou no amor de Deus. Que também nós hoje possamos encontrar o sentido da nossa vida e a verdadeira felicidade no amor e na vida em Deus.


"Oh eterna verdade, verdadeira caridade e querida eternidade! És o meu Deus, por ti suspiro dia e noite" Santo Agostinho.


Santo Agostinho, rogai por nós!

Nenhum comentário: