quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ou santos ou nada: São Vicente de Ávila

Vicente era um jovem cristão, vivia em Ávila na Espanha. Certo dia o Imperador Daciano ordenou a eliminação de todos os Cristãos.
O crime de Vicente era sua independência e liberdade. Ele sentia que estava certo e arriscou a perturbar as crenças tradicionais. As autoridades locais tentaram coloca-lo de volta no caminho "certo" da apatia, tradição e idolatria aos deuses pagãos, mas aos olhos de Vicente, não era isso que ele queira. Ele preferia o homem que foi crucificado em Jerusalém, mas Vicente não resistiu por muito tempo foi preso, julgado e condenado a morte.

A história conta que Vicente deixou a impressão dos seus pés em uma pedra na prisão para mostrar aos guardas quem era de Jesus, e foi o suficiente para converte-los. Diz a tradição que os guardas viram os pés de Jesus na rocha e sentiram o odor de Jesus. Por um tempo tudo correu bem para Vicente. Seus guardas estavam convertidos e com a ajuda de Sabina e Christela ele conseguiu escapar. Mas ao chegar em Alba, todos os três foram presos. Eles foram chicoteados, espancados , e esmagados com pedras. E desta vez, ao invés de deixar uma impressão na pedra, Vicente deixou um grande impressão em toda a Espanha. Ele é mostrado na liturgia da Igreja católica com duas mulheres sendo torturado e desmembrado na roda. É muito venerado em toda a Espanha especialmente em Ávila.

Que ao exemplo de São Vicente de Ávila tenhamos a coragem de lutar e assumir a nossa fé cristã, neste mundo onde os valores andam tão deturpados. Vicente era um jovem apaixonado por Jesus e seu amor era nítido em suas ações, que possamos ter em São Vicente um exemplo de fé e confiança em Deus.

São Vicente de Ávila, rogai por nós!

Nenhum comentário: