quinta-feira, 2 de julho de 2009

Drops: Avança o processo de beatificação de JPII

O processo de beatificação de João Paulo II, falecido no dia 2 de Abril de 2005, avançou um pouco mais com a aprovação da "Positio super virtutibus" (posição sobre as virtudes do fiel), nesta terça-feira, (30/6), por parte dos consultores teólogos da Congregação para as Causas dos Santos (CCS). A Positio reúne todos os dados e testemunhos recolhidos durante a fase diocesana, que corresponde à primeira etapa do processo de beatificação.

Trata-se de um volume com cerca de duas mil páginas. O documento passa agora ao juízo da "sessão ordinária dos Cardeais e dos Bispos" da CCS, antes de chegar ao Papa, que tomará uma decisão a respeito do decreto de venerabilidade, último grau antes da beatificação.

Além deste processo, será necessário ainda esperar pelo parecer dos especialistas no que diz respeito ao caso miraculoso, necessário para a beatificação, neste caso relativo à cura de uma religiosa francesa, afetada pela Doença de Parkinson.

Bento 16 anunciou no dia 13 de Maio de 2005, 42 dias após a morte de João Paulo II, o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canônico de cinco anos para a promoção da causa. No dia 8 de Abril desse ano, por ocasião da Missa exequial de João Paulo II, a multidão exclamou por diversas vezes "santo súbito".

Outro caso semelhante foi o de Madre Teresa de Calcutá, onde a beatificação aconteceu no ano de 2003, seis anos após a sua morte.

Nenhum comentário: