quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ou Santos ou Nada: São Paulo Miki e Companheiros


O Japão recebeu a fé cristã por meio de São Francisco Xavier, 1549-51. Após algumas décadas de cristianismo, o número de fiéis atingia 300.000. Essa rápida expansão deveu-se a dois fatores: o respeito que os missionários jesuítas tinham para com os modos de vida dos japoneses e as crenças nipônicas que não eram de todo opostas ao cristianismo. A colaboração dos elementos nativos foi preciosa.
Nesta mesma época nasce um futuro santo em Kyoto no Japão, São Paulo Miki. Miki nasceu dentro de uma família cristã, nobre, que foi canal para que ele recebesse ainda pequeno, a graça do batismo. A partir de então, buscou também viver a riqueza do “ser batizado”. Discerniu a sua vocação, entrou para a Companhia de Jesus, tornou-se um Jesuíta e correspondeu ao chamado do sacerdócio.Profundo conhecedor tanto da cultura quanto da língua, foi um homem compadecido do seu povo. Como nos tempos de hoje, o Japão não tinha o Cristianismo como religião predominante, então, São Paulo Miki buscava responder à necessidade da evangelização pela oração e pela penitência. Com estratégias inspiradas pelo Espírito Santo, foi um homem dócil e de vivencia na comunidade.
Ousado e corajoso, quando se ergueu à perseguição do Cristianismo no Japão também acabou sendo preso, assim como seus companheiros; mas não arrefeceu na sua fé. Ele, que era um grande pastor e pregador, também no momento do confronto, indicou Nosso Senhor Jesus Cristo e a sua religião como o único Salvador e a verdadeira religião; verdade que perdura para todos os tempos.
São Paulo Miki, assim como os companheiros de missão e outros cristãos fervorosos, deram testemunho com a vida e também com a morte.
Miki e mais 25 homens e inclusive crianças foram crucificados em1595 e em seus últimos momentos de vida perdoaram seus algozes e entoaram o Salmo: “Meninos, louvai ao Senhor...”

E no dia de hoje faço as seguintes perguntas: Estamos dispostos assim como São Paulo Miki a entregarmos nossa vida ao Senhor com todas as suas conseqüências?
Estamos dispostos a morrer com Cristo para sermos sementes de evangelização e assim termos a verdadeira salvação?

Pense nisso! ;)

“Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á.” Marcos 8, 35.

Nenhum comentário: