quarta-feira, 8 de julho de 2009

Entrevista

Uma figura totalmente carismática, quem conhece sabe que o ministério deste homem é abençoado, todos na comunidade o admiram por sua força e alegria em conduzir o povo de Deus da cidade de Capão da Canoa. Estamos falando do nosso pároco Padre Edson Bataglin, que concedeu uma entrevista exclusiva ao Blog do Grupo de Oração Jovem João Paulo II falando sobre a sua vida e sua missão nesta Paróquia que no último dia 29 de junho completou 50 anos. Confira abaixo a entrevista.

Blog - Como despertou o seu interesse pelo sacerdócio?

Padre Edson- Quando eu era criança meus pais participavam fervorosamente da missa, eu também era engajado e participava de grupos de jovens. A partir daí foi despertando a vontade de conhecer o seminário. Com 14 anos de idade fui fazer um encontro com os freis capuchinhos para conhecer um pouco mais na cidade de Vila Flores-RS. Gostei muito e resolvi entrar no seminário.

Blog- Como se deu a sua vinda para a diocese de Osório?

P.E. - Passei seis anos com os capuchinhos aprendi muito com eles. Então decidi sair do seminário para pensar um pouco mais sobre aquilo que eu queria da minha vida, fiquei dois anos fora. Após isso retornei ao seminário desta vez para os diocesanos, como a diocese de Osório estava sendo criada naquele ano fui convidado para ser vocacionado aqui e concluir os meus estudos.

Blog- Após tanto tempo de estudos e aprendizado como você tem encarado a missão de ser um sacerdote?

P.E. – Tem muitas coisas que a gente aprende na faculdade, mas tem muitas coisas que a gente aprende na prática quando a gente vem mora numa paróquia e conviver com as pessoas se aprende muito. Pra mim está sendo um desafio muito grande, fiquei dois anos como vigário aqui em Capão e agora como pároco novos desafios vêm. É muito bom a gente ser padre quando a gente conta com o carinho apoio da comunidade, não há porque ter medo, pois sabemos que não estamos sozinhos.

Blog- Você encontra alguma dificuldade por ser jovem e comandar uma paróquia tão importante, a nível diocesano, que já tem 50 anos de história?

P.E.- Tem muita gente que diz que não acredita que eu sou padre, mas a gente ter que ser do estilo que a gente é. No começo eu encontrava mais dificuldades, com as pessoas conhecendo o nosso trabalho a situação se inverte e acaba contanto com o apoio total, inclusive das pessoas mais velhas.Tendo amizade de todo mundo das comunidades a gente sente que tem força perante a comunidade.

Blog- Você é um padre jovem e tem muita identificação com a juventude é o trabalho que tu gosta de fazer e sente chamado?

P.E.- Com certeza a gente sabe que o futuro da Igreja passa pela juventude, essa afinidade que eu tenho com os jovens ajuda bastante, mas não basta ser jovem de aparência de ser jovem de coração. Eu busco conviver, jogar um futebol com a galera, dar oportunidade pro jovem participar, nas missas tentar aperfeiçoar para o jovem vir participar.

Blog- Já que você é um padre tão identificado com o público mais jovem manda o seu recado para essa galera.

P.E.- Jovens, vocês são muito importantes! Contamos com a presença de vocês, a gente conta com o apoio de vocês na nossa comunidade, vocês dão vida para a nossa Igreja, vocês são o futuro da Igreja e aqui em Capão e em toda a diocese de Osório sempre haverá um espaço para cada um de vocês.

Nenhum comentário: