quarta-feira, 10 de junho de 2009

PALAVRA DA IGREJA


Assunto: OS ANJOS

Em mais um post sobre a Palavra da Igreja iremos estudar e entender o que nos diz as sagradas escrituras e a nossa igreja sobre os ANJOS.

A existência de seres espirituais, não corporais, que a sagrada escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da escritura a respeito é tão claro quanto à unanimidade da tradição.

Desde o inicio da criação, do antigo testamento e da vinda de Jesus os anjos sempre se fizeram presentes; foi assim na anunciação do anjo Gabriel a Maria (Luc 1,26-38).
Aliás, Maria teve a plena graça de poder ver face a face um anjo e também de conversar com ele: Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?”.

Poderemos também citar um Santo conhecido de todos nós, que vivia intensa e intimamente sua vida Cristã ligado com o auxilio dos anjos: São Pe. Pio! E que Santo homem, sua história e seu amor por Jesus nos elevam a Deus...

“ Invoque o seu Anjo da guarda, pois ele te iluminará e te guiará no caminho de Deus. Deus o deu a você. Então o use.” Pe. Pio

“ Seu Anjo da guarda me contou algumas coisas que me fazem entender sua desconfiança.”

Mas quem são os anjos?

Sto. Agostinho diz a respeito deles: “ Anjo (mensageiro) é designação de encargo, não de natureza. Se perguntares pela designação da natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, é anjo por aquilo que faz.” Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Porque contemplam “constantemente a face de meu pai que esta nos céus” (Mt 18,10), são “poderosos executadores de sua palavra, obedientes ao som de sua palavra” (Sl 103,20).

Como criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade: são criaturas pessoais (CIC 385) e imortais (CIC 386). Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Disto dá testemunho o fulgor de sua glória.
CIC 330

Desde o inicio até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por sua intercessão. Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida. Ainda aqui na terra, a vida Cristã participa na fé dos anjos e dos homens unidos a Deus.

Nós Cristãos por vezes esquecemos erroneamente de pedir a intercessão dessa grande “arma” e proteção que recebemos de Deus. Por vezes pedimos sempre para os mesmos anjos: São Miguel, Rafael ou Gabriel. Esquecemo-nos de nosso “anjo particular” que nos protege diariamente.

Poderemos dizer também que os anjos são mais uma doce maneira de nosso Deus cuidar de nós, além de todas as outras que nem sempre percebemos.

Categoria: Doutrina da Igreja Católica

Nenhum comentário: