quinta-feira, 18 de junho de 2009

Festa de Santo Antônio em Capão da Canoa



A origem da festa de Santo Antônio em Capão da Canoa não se sabe ao certo, mas começou a ser comemorada bem antes da construção da Igreja, quando as missas eram celebradas em casas de família ou no hotel Riograndense pelos padres Pedro e Guilherme, que vinham de Osório.

Os moradores mais antigos relembram com saudade das festas das décadas de 40 e 50. Nesta época, os festejos eram preparados com muita antecedência. Os festeiros passavam em todas as casas da comunidade com a bandeira do Santo, convidando todos para participar das festas e arrecadando doações. Muitas pessoas embora passassem por dificuldades, ainda assim, contribuíam com prazer, devido a sua fé em Santo Antônio.

Era uma semana de festejos, que era anunciado pela bandinha que saía pela cidade em cima de um caminhão, chamando a atenção dos moradores. Na festa participavam também fazendeiros da região e vinham pessoas também de Tramandaí.

Além disso havia a o Baile onde eram feitos leilões de porcos, galinhas assadas, roscas...até leilões de gado.

No domingo era realizado o sorteio do novo festeiro, á noite o novo festeiro recebia uma serenata em sua casa. Acompanhados pelo padre todos cantavam: “Santo Antônio rogai por nós...”. Na segunda – feira ocorria o baile do novo festeiro, por conta do mesmo.

O tempo passou, Capão da Canoa cresceu, chegaram novas famílias e a festa ainda continua grandiosa.

Hoje em dia a renda das festas é empregada em obras sócias, assistência a famílias carentes e a manutenção da Igreja. Ainda se faz a novena, o tríduo, o santo passa por todas as comunidades de Capão da Canoa visitando cada capela, acontece o baile e no domingo é feita a procissão, aonde o povo de Capão da Canoa demonstra sua devoção e fé a o nosso querido Santo Antônio.

Este ano não foi diferente a novena, o tríduo, as missas , o baile e a procissão foram marcados pela grande fé em Santo Antonio e pela alegria de ver desde os moradores mais antigos até as criancinhas com roupas iguais as de Santo Antônio numa só fé homenageando este grande Santo que com certeza faz parte da vida de cada morador de Capão da Canoa.


Nenhum comentário: