quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ou santos ou nada: São Pedro de Alcântara


Padroeiro do Brasil


Hoje vamos conhecer a vida deste querido santo que desde muito jovem soube vencer o corpo do pecado com base de muita oração e mortificações.

Pedro nasceu em 1499 em Alcântara, Estremadura, Espanha. Filho de Pedro Garavita governador e sua mãe membro de família nobre de Sanabia.
Menino simples, orante e de bom comportamento, estudou na universidade ainda muito novo, mas soube, igualmente, destacar-se no cultivo das virtudes cristãs, até que, obediente ao Senhor, com apenas 16 entrou para a Ordem de São Francisco, embora seu pai quisesse que ele estudasse Direito. Pedro foi ordenado sacerdote e tornou-se modelo de perfeição monástica e ocupante de altos cargos, o qual administrou até chegar, com vinte anos, a superior do convento e mais tarde, eleito provincial da Ordem.
Era um jovem de muita oração e jejum, poucas horas de sono, hábito surrado e grande pregador. Como provincial, visitou todos os conventos da sua jurisdição, promovendo uma reforma de acordo com a regra primeira de São Francisco, da qual era testemunho vivo. Conhecido, sem desejar, em toda a Europa, foi conselheiro do imperador Carlos V e do rei João III, além de amigo dos santos e diretor espiritual de Santa Teresa D'Avila; esta, sobre, ele atestou depois da morte do santo: "Pedro viveu e morreu como um santo e, por sua intercessão, conseguiu muitas graças de Deus".
Morreu em 18 de outubro de 1562 em Estremadura, Espanha aos 63 anos. Foi canonizado em 1669 pelo Papa Clemente IX. Indicado pelo Papa Pio IX em 1862, como padroeiro do Brasil.



São Pedro de Alcântara padroeiro do Brasil, rogai por nós!

Nenhum comentário: