quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Quaresma tempo favorável

Hoje abresse o tempo da quaresma e também dá inicio à Campanha da Fraternidade aqui no nosso País. Este tempo de renovação espiritual nos prepara para celebrar a nossa maior festa, a Páscoa de Jesus. Os 40 dias que nos separam dessa maior festa do cristianismo, lembram os 40 anos que Moises e o Povo de Israel viveram em busca da libertação e os 40 dias que Jesus passou no deserto, em oração e jejum.

A quaresma nos apresenta três praticas fundamentais: a caridade, a oração e o jejum. Por meio dessa praticas nós nos envolvemos com o próximo, por meio da esmola, com Deus, por meio da oração e conosco mesmos, por meio do jejum e nos envolvemos com a Misericórdia de Deus.
A esmola nos lembra o aspecto da solidariedade que todos nós somos chamados a viver, conforme nos falar o Evangelho de Mateus 25, e também um dos meios de esmola que a nossa Igreja no Brasil nós chama é viver o gesto concreto da Campanha da Fraternidade, isto é, dando um do nosso financeiro para que a Nossa Igreja aqui no Brasil possa continuar evangelizando.

A oração nos põe em intimidade com Deus. Aqui podemos afirmar que por meio da oração rezamos como o salmista do salmo 42 “A Minha alma tem sede de Deus”. Pela oração nos saciamos. A oração é abertura a Deus. Orar não é simplesmente pensar em Deus , mas abrir-se, abrir a própria pessoa a alguém, à própria pessoa de Deus. E nesse tempo favorável de oração a Igreja nos chamar a rezarmos a Via Sacra e vivenciarmos o Sacramento da Penitência, isto é a Confissão.

O jejum continua valido atualmente e este é o grande tema da mensagem do nosso amado Papa Bento XVI, aonde ele refletir sobre o valor e o sentido do jejum na vida do cristão. Bento de XVI nos lembra que por meio do jejum é capaz de repelir o pecado. Ele nos traz Santo Augustinho que diz: “ que a alma da oração é o jejum”. São Pedro Crisólogo diz: “Reconquistemos pelo jejum o que perdemos por não saber apreciá-lo; imolemos nossas almas pelo jejum, pois nada melhor podemos oferecer a Deus como ensina o profeta no salmo 50,19.”

A Igreja nesse tempo quaresmal, tempo favorável, nos chama a empenharmos e termos coragem em buscar e assumirmos essas três pratica. As três praticas são o caminho de nossa santificação, sem elas não poderemos chegar a santidade. nesse tempo de quaresma o Senhor concede um tempo favorável para a penitência a todos os que a ele quiserem converter-se por meio da oração, da esmola e do jejum.

Por fim, quaresma é tempo de reconciliação com Deus, com o próximo e com conosco mesmo. Peçamos a Maria que a Geração João Paulo II possa vivenciar esse tempo favorável por meio da pratica quaresmal; e que o Espírito Santo possa iluminar a cada um para escolher qual será o seu jejum nesse tempo.

Diácono Ozeias Vieira dos Santos

Nenhum comentário: