terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ou santos ou nada: São Domingos Sávio

A paz irmãos,

Hoje iremos conhecer um pouco da vida de São Domingos Sávio, o mais jovem santo não mártir.
Domingos era um jovenzinho filho de um ferreiro e sempre teve o desejo de ser sacerdote, vendo esse desejo um padre da paróquia que ele freqüentava o indicou a Dom Bosco para treiná-lo como clérico para ajudá-lo com o cuidado com os meninos de rua. Logo depois começou a estudar no Oratório de São Francisco Sales em Turim.

Domingos em seus poucos anos de vida sempre foi muito obediente, nunca ofendia quem o tratava mal e era muito devoto de Nossa Senhora.
No oratório sempre fazia todas as suas tarefas com muita disciplina, era um jovem de muita oração e sacrifícios, fazia tantas mortificações que Dom Bosco teve que proibi-lo de fazê-las sem sua permissão. Dom Bosco certa vez encontrou Domingos, numa noite fria, em sua cama tremendo sem um só lençol por cima. "Não seja louco disse ele a Domingos, você poderá pegar pneumonia!”. "Por que não eu?” perguntou “Domingos” O meu Senhor não pegou pneumonia na manjedoura em Belém?"


Outra vez sumiu de manhã e só voltou no jantar, perguntando-lhe Dom Bosco o que tinha acontecido, disse que ficara depois da missa ajoelhado rezando e acabou se distraindo até àquela hora lá. Sempre se referia a suas orações intensas como estando "distraído" orando e não havia visto o tempo passar. Aos poucos ele foi se tornando conhecido por uma pessoa que tinha dons espirituais muito especiais, que conseguia prever o futuro e reconhecia as necessidades das pessoas muito mais que um padre.

Mas pelas inúmeras mortificações e um clima muito rigoroso se tornou muito frágil em sua saúde e acabou tendo tuberculose e isso o levou a morte com 15 anos de idade.
Em seus últimos momentos de vida disse ao padre que estava com ele: “Adeus meu caro padre.” e logo depois sorriu e exclamou: “Estou vendo coisas maravilhosas!” e morreu com um lindo sorriso no rosto que ninguém teve dúvidas que ele estivesse tendo visões do paraíso.
Que como São Domingos Sávio possamos a cada dia sermos jovens de responsabilidade e zelo com nossas obrigações e principalmente jovens de oração!


São Domingos Sávio, rogai por nós!

Nenhum comentário: