terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Ou santos ou nada: São Valentino

O santo o padroeiro dos namorados, este é São Valentino. Possivelmente porque no tempo em que viveu, a religião cristã era muito perseguida e os pares se casavam às escondidas com o ritual da igreja. São Valentino é o padroeiro dos enamorados e de todas aquelas pessoas que querem ter uma amigo ou um amiga para acompanhá-la ao cinema e também para formar uma família e serem felizes. São Valentino goza de imensa popularidade nos países de língua inglesa. Nos Estados Unidos, Inglaterra e grande parte da Europa. A sua festa é celebrada no dia 14 de fevereiro.

Era um sacerdote e nasceu em Roma nos meados do seculo III e gozou de grande prestigio naquela cidade até que o Imperador Cláudio II o convidou ao seu palácio para saber o porque de sua fama. Segundo a tradição São Valentino aproveitou aquela ocasião para fazer uma bonita e convincente propaganda da religião cristã e convencer ao Imperador Cláudio que seguisse os passos de Jesus.


Embora, Cláudio II se sentisse atraído por aquela religião, que os mesmos romanos perseguiam, os soldados do Governador de Roma, o obrigaram a desistir de seguir a religião cristã e organizaram uma campanha contra o nosso querido santo. Cláudio não teve outra saída a não ser voltar atrás e mandar que processassem. Mas quem levaria esta missão seria o tenente do governador, um homem chamado Austérius. Quando São Valentino foi levado ante ele, este zombou da religião cristã, e pôs a prova a fé de São Valentino, perguntando a ele se poderia devolver a visão a sua filha cega de nascença.

São Valentino aceitou o desafio e em nome do Senhor fez o prodígio e Austérius e toda a sua família se converteram ao cristianismo, mas São Valentino não se salvou do martírio já que, temendo uma rebelião do exército, o imperador mandou que o executassem, isto no ano de 270. As relíquias de São Valentino estão atualmente na Basílica de São Valentino situada na cidade de Terni, Itália.

São Valentino, rogai por nós!!

Nenhum comentário: