quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A amizade nos capacita para a missão


Uma das coisas que mais impressionam em Jesus é a Sua humanidade. Ele viveu todos os sentimentos com intensidade e não tinha nenhum temor em expor o que sentia. Um dos trechos do Evangelho que demonstram isso com mais propriedade é justamente a ressurreição de Lázaro. Ali, vemos o Senhor que ama, que se comove, que se perturba e que chora a morte do amigo. O amor de Cristo pelo amigo era tão forte e tão manifestado que todos, os discípulos e os demais judeus, reconheciam. Um amor que não vê limites para ir ao encontro. Nem mesmo o risco de morte foi capaz de impedir que Cristo fosse ao encontro do amigo e, dentre muitas alegações, por causa da ressurreição de Lázaro, os judeus decidiram realmente matá-Lo. A amizade entre eles era testemunho vivo: “Vede como Ele o amava!” (Jo 11, 36).

Muito mais do que amar Lázaro e suas irmãs, Jesus se sentia profundamente amado em Betânia. Lá Ele se sentia em casa, seguro, refugiado e é por isso mesmo que vai àquele pequeno povoado antes de entrar em Jerusalém para cumprir Sua missão. Ele poderia ter ido a Nazaré ver Sua Mãe ou a Cafarnaum à casa de Pedro, mas não, Ele decidiu ir a Betânia para ser amado.
O Senhor mostrou com a vida o que é uma amizade verdadeira, o que o amor de verdadeiros amigos é capaz de nos fazer suportar. Ele mostrou que por mais que amemos a muitos, precisamos também ser amados, para podermos cumprir a missão que Deus nos confiou. Não há quem ame o suficiente que não precise ser amado. O amor verdadeiro nos capacita para a missão.

O Evangelho sempre nos questiona. As atitudes de Jesus nos levam à reflexão. Talvez você esteja buscando força para continuar em outros lugares e não "na Betânia da sua vida". Talvez esteja buscando em “grandes cidades” o amor que você só vai encontrar nos “pequenos povoados”. Talvez seja a hora de revermos a nossa vida e identificarmos quais são os "Lázaros", as "Martas" e as "Marias" que Deus nos concedeu. Quem são os amigos capazes de nos capacitar para enfrentar a missão? Se olharmos, com atenção, nos “pequenos povoados” de nossa vida, na pequena "Betânia", encontraremos aqueles que verdadeiramente podem nos amar.

Jesus teve amigos e não nos deixa sem eles, pois experimentou como estes são necessários em nossas vidas nos momentos decisivos. Basta que nós os reconheçamos em nossa caminhada e percebamos que dependemos do amor deles para cumprir a missão que Deus nos concedeu.

* Artigo extraído do site da canção nova- Confira aqui o artigo completo

Nenhum comentário: