terça-feira, 29 de abril de 2008


Afetividade e Sexualidade

Uma das áreas mais sensíveis e delicadas da juventude com certeza é a sexualidade, sabendo disso, o grupo de oração João Paulo II realizou um retiro com o tema Afetividade e sexualidade. Que contou com a presença da nossa coordenadora estadual Ildoara que sempre se faz presente em nosso grupo e no meio dos jovens.
A afetividade desequilibrada muitas vezes “aprisiona” os jovens e faz com que eles não progridam tanto na vida espiritual quanto na vida pessoal. Andam quase que como escravos da carne e dos prazeres “ligeiramente passageiros e vazios”.
O retiro foi marcado principalmente pelos testemunhos, testemunhos de cada jovem que por si só tem o poder de arrastar multidões. Deus conduziu o retiro para isso, para os testemunhos, mostrando que, com o poder do Espírito Santo tudo pode ser transfigurado e transformado quando se a uma entrega verdadeira e sincera, independente da dificuldade, seja pequena ou seja grande.
Dificuldade na sexualidade creio que 90% dos jovens tem, nada melhor então de se deixar curar por Jesus nessa área tão machucada, usada e controlada pelo mundo que, ao invés de ensinar os jovens e as crianças a serem pessoas normais, ensinam cada vez mais a serem “adultos” precocemente. Crianças com 10,11 anos de idade fazendo “coisas de adultos”, se vestindo como adultos, falando como adultos.
Os meios de comunicação em massa ensinam que, o que vale é o externo, os corpos esculturais, o culto ao corpo, que por vezes grosseiramente falando, o corpo humano parece uma espécie de “devoção corporal”.
A mulher através dos meios de comunicação, principalmente a TV, é usada explicitamente como um produto durante um pequeno tempo, enquanto seus corpos estão conservados e podem satisfazer aqueles que assim valorizam como objeto de prazer e satisfação própria.
As crianças seguem os exemplos, fazem aquilo que os adultos fazem, o que nós adultos estamos ensinando para as crianças? O que nós adolescentes estamos fazendo com o nosso corpo e com aquilo que Deus nos deu de mais puro e intimo? Estamos usando de maneira pura? O que nós adolescentes estamos fazendo com nossa sexualidade?

Dá-nos Senhor a graça de sermos verdadeiramente fortes como tu queres, dá-nos a graça de entregar para ti todo o nosso corpo de maneira pura como você mesmo nos criou. Ensina-nos a lutar contra a nossa própria carne, dá-nos o entendimento de que a castidade e a pureza é algo grandioso, e que através dela o caminho do céu nos da um atalho para entramos um dia em tua presença. Que nossas atitudes de luta sejam verdadeiras e convictas daquilo que realmente queremos e buscamos em ti Senhor!!!

“Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fieis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade” 1Tim. 4,12.


2 comentários:

Anônimo disse...

OI, quem fala é o Pe. Cattoni, vosso amigo do coração. Amei este blog e todos as matérias que, sem dúvida, transformam muitas pessoas, dando-lhes humanidade. Amei estar convosco no último domingo na missas das 18he, de modo particular, após a missa com os jovens. Vale lembrar Tia Neusa, que o REJOC é de Deus e tudo o que vem D'Ele, não tem fim. Beijos no coração de cada um....com muitas saudades....Deus vos abençoe!
Pe. Cattoni

Grupo de oração JP II disse...

O Pe. "abanado" hehe, fiquei extremamente feliz em ler esse comentário. Você fez parte do inicio de nosso grupo e faz parte até hoje com certeza, estas sempre em nosso coração. Todos nós TE AMAMOS pra caramba.
Ajude a divulgar o blog, e reze sempre por nós.

Deus abençoe tua missão

Fabiano Raupp (mi abana)