quarta-feira, 15 de outubro de 2008


Alicerce dos santos: A Eucaristia

Durante estes dias o Senhor me levou a meditar sobre o valor da Eucaristia celebrada, adorada e vivenciada na vida daqueles que buscaram e que estão buscando a vida no Espírito Santo, isto é, naqueles que querem chegar à Santidade.
Com esta pequena e humilde meditação surgiu o sentimento de partilhar contigo, jovem da geração João Paulo II e de Bento XVI, os frutos dessa meditação e o valor da Eucaristia na nossa vida.

A Eucaristia celebrada, adorada e vivenciada deve envolver toda nossa vida, isto é, tudo precisa iniciar na Eucaristia e terminar n’Ela. Aqueles que buscam viver a vida no Espírito Santo têm que ter o seu alicerce de espiritualidade na Eucaristia, principalmente na Celebração Eucarística e na adoração comunitária- pessoal, para enfim terminar na vivência Eucarística, isto é, ser uma hóstia viva na sociedade.

A celebração Eucarística, isto é, a Santa Missa, “é a expressão excelsa da glória de Deus e, de certa forma, constitui o céu que desce à terra”, isto é , em cada Missa celebrada o céu se faz presente. Por isso, jovem da geração João Paulo II e de Bento XVI, não perca a Missa. Ou como dizia São Pedro Julião Eymard: “A Eucaristia é a suprema manifestação do amor de Jesus: depois dela nada há mais senão o céu.” A missa é o alimento dos santos.
Por meio da Eucaristia celebrada, adorada e vivenciada, os frutos de santidade daqueles que têm a espiritualidade Eucarística devem ser o de uma vida transformada, para transformar todos os lugares por onde passam em um novo céu e em uma nova terra. Aqueles que não têm como alicerce a Eucaristia Celebrada, adorada e vivenciada não terão frutos de uma vida da geração João Paulo II e de Bento XVI, porque essa é a geração que busca diariamente na Eucaristia o modo de viver o Evangelho. Os que não têm e não querem ter uma espiritualidade Eucarística não frutificam, e encontram muitas dificuldades de levar novas vidas para o Senhor. Em outras palavras, não têm a vida no Espírito Santo e nem levam outras pessoas a tê-la, e estão longe da santidade.

Meu caro jovem da referida geração, a espiritualidade Eucarística quebra mais cadeias e derruba mais barreiras do que todos os esforços que tu realiza para seres santo. Eu não conheço nenhum santo que não teve a Eucaristia celebrada, adorada e vivenciada como alicerce de sua vida; pare de perder forças para quebrar as cadeias e derrubar as barreiras de sua vida ou da vida das pessoas que pedem oração a você. Lembre-se: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15,5). Sem a Eucaristia, ficaremos sempre no mesmo lugar ou até mesmo retrocederemos na vida cristã. Por isso, caríssimo jovem, não tenha medo de abrir o teu coração, assim como João Paulo II nos exortou tantas vezes, para ter a nossa vida alicerçada na espiritualidade Eucarística.

Queres ter uma vida no Espírito Santo? Queres ser santo? Queres ser geração João Paulo II e Bento XVI? Queres ser de fato um jovem cheio da graça? Então comece alicerçar a tua vida hoje, agora, na Eucaristia celebrada, adorada e vivenciada.
Diácono Ozéias

Nenhum comentário: